segunda-feira, 18 de março de 2024

Fronteiras Entre Países e Fronteiras Entre Cidades ...

 

Fronteiras Entre Países e Fronteiras Entre Cidades ...

Questão de Foz do Iguaçu

Sobre os candidatos à prefeito. Prefeito é o sujeito que senta na cadeira da prefeitura para assinar papeis e cumprir uma rotina já consagrada. O que se espera de um prefeito é que haja com honestidade, quando a própria suposição de honestidade é peçonhenta e penhorada em acordos, dos quais, ele não teve participação direta. Por exemplo, alugueis, folha de pagamento fixa e contratos. Contratos que chegam a se estender por 30 anos!

Os candidatos, todos, são burgueses e uso esse termo com naturalidade, sem tendências de forma alguma. Burguês é um termo histórico de fácil compreensão. Um burguês pode estar vestido de vermelho, verde, verde amarelo, roxo, usar símbolos enigmáticos e isso tudo, é apenas um merchandising político, que no momento eleitoral se confunde a tal ponto, desse a classe média até o lumpem (lumpemproletariat), que passa a ter valor a aparência e o silêncio do candidato. Quanto mais quieto ele ficar e quanto mais ele for ‘vendido, pelos seus coadjuvantes, parceiros, militância, melhor.

Agora, fico curioso para saber, certas questões de fundo. Por exemplo, si a idéia, do Fórum Mundial, da ONU e do Lula, inclusive, é acabar com fronteiras entre países ... O que eles, os candidatos a prefeito, pensariam sobre as fronteiras entre cidades? É uma pergunta e ela tem um fundamento econômico com relação às terras, ou seriam feudos?

Uma suposição. Digamos que se construa uma estrada de ferro, com Estações entre Foz do Iguaçu e Guarapuava ... As Estações, formariam naturalmente, novas cidades? As pessoas, devido a facilidade de transporte, inclusive barato, buscariam novas oportunidades? E isso, caberia mais ao governo do Estado ou, ao Governo Federal?

A consideração é feita desta forma, devido à situação econômica de muitas cidades que se esgotaram e vivem basicamente de especulação e serviços aventureiros de internet que está em franca decadência, pelas ações previsíveis do governo federal e congresso. Por exemplo, na pandemia, soube de um hotel que não demitiu ninguém e pertence ao senhor Rorato. Quanto aos outros, eles não puderam suportar e demitiram. Quero dizer com isso que a possibilidade de se confrontar à crises eventuais é muito reduzida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário