sexta-feira, 12 de janeiro de 2024

Educação formal tem tempo de validade?

 

Educação formal tem tempo de validade?

A rapidez com que os jovens digitalizam em um celular, supera em muito o que outrora era o curso de datilografia ... como? isso acontece? Interesse?

Quando os professores, discutem sobre o comportamento dos ‘alunos e também, interesse ou não pela educação, estão tentando tirar ‘agua de pedra!

Acaso, não se ‘criou a escola militar para impor um comportamento e mimetizar interesses, interesses que haviam se perdido ao longo dos anos, enquanto surgia a tecnologia de informação.

E não é a tecnologia de informação que está ensinando a ler e escrever, pelo próprio interesse do vivente?

E qual é? o cenário ‘de civilização, que vive os alunos? Na cidade, no bairro, na favela, no morro etc. Qual o cenário de civilização de uma escola municipal, estadual, privada, federal?

Um professor da escola privada não recorre ao Estado para obter privilégios? Nem que seja, pelo ‘vale gasolina? 

As escolas americanas ‘dos filhos das dinastias, não são apenas para estes alunos? E o que aprendem de tão diferente? ... seria a verdade, do que eles mesmos fazem (enquanto dinastia)? Isso se aplicou igualmente nas escolas religiosas? que seguem o rito romano, veneziano, vaticano?

E porquê? grande parte dessas escolas, aquelas ao povo, implicam, cismam, com o ensino técnico? Afinal, o motivo da implicação? seria apenas o uso ou não do trabalho manual, que desprezam? Ou seria algo mais além, como por exemplo, o que aconteceu com físicos e eletrônicos do Brasil que saíram do Brasil.

O trabalho, a educação técnica não teria a capacidade natural de desenvolver sistemas mecanizados de reciclagem industrial? E porquê? mesmo que escolas privadas/técnicas, não recebem subsídios para investirem em procedimentos de reciclagem do lixo? Isso é um exemplo.

Assim como, investem em HAARP (no Maranhão), ou Acelerador de Partículas, que até onde se sabe não produzem NADA! apenas consomem o dinheiro do tesouro.

Enquanto lixo, material contaminado é jogado no solo, sob o título de Aterro ‘Sanitário? Falam tanto do aquecimento global, mas omitem a formação de gazes no sub solo. Bem, o gás de hidrogênio, e o que faz os foguetes saírem da terra.

Tive um professor chamado André, no Senac, era um sujeito perfeito para o cargo de professor, nas horas de folga da escola, agia como investigador do tipo Sherlock Holmes ou não. Era um sujeito querido pelos alunos, a matéria que ensinava era relativa ao comercio, preenchimento de Bordeou, duplicatas etc.

Claro que isso tudo SUMIU no tempo. Também é certo que a pessoa, que conseguisse continuar na profissão, nos anos que se passavam, quando ela envelhecia e naturalmente era substituída, por uma questão de economia ... mas, se por ventura a empresa fosse sua, ele se adaptaria aos novos modelos com mais facilidade, como é a história dos contadores que vivem se atualizando.

O fato é que, o que o André ensinava, perdeu a validade. A pergunta que fica é, será que, o que os professores ensinam, ou acreditam que ensinem, também não tem validade no tempo? Por isso, a reação rebelde << intuitiva >> dos alunos ... assim como, a sociedade se rebela com políticos?

Acaso a história particular de Fidel Castro e Filho, após a história de Fulgêncio bom e Fulgêncio ruim, não é uma história que contradita absolutamente o conceito de comunismo como sub produto do próprio sistema de capitais? E ainda existem professores ... militantes, de algo tão contraditório? Porquê? insistem na ignorância de sua própria realidade?!  

Nenhum comentário:

Postar um comentário