sábado, 27 de janeiro de 2024

Ciência Política - 1

 

Ciência Política - 1

Trata-se de Foz do Iguaçu e a próxima eleição para Prefeito.

Tema 1: Pessoas ativas na cidade de Foz do Iguaçu, quantas são?

Inicialmente, digamos que a cidade pudesse ser dividia em 28 comunidades com 10 mil pessoas (média). A população de Foz é de 285 mil habitantes. Destes 285 mil, um tanto é de crianças, outro tanto de idosos e, quantidade de pessoas ativas deve girar em torno de 70 mil. Que seria, aproximadamente, 7 a 9 mil funcionários públicos, 7 a 9 mil comerciantes, 4 a 6 mil na rede hoteleira, 1 a 2 dois mil no turismo de transporte e vendas de ingressos; 4 a 5 mil? Nas transações com o mercado da China para o Brasil, 1 a 3 mil em Itaipu lado brasileiro, 5 a 6 mil nas escolas estaduais e federais, 5 a 6 mil vivendo de trabalhos autônomos manuais, 5 a 6 mil vivendo de trabalhos não manuais (advogados, contadores, internet) Et Cetera.

Esses são dados lançados ... não há e não busquei precisão alguma sobre esses dados e falta muita coisa ainda para completar os 70 mil ativos.

Isso, desde que atualizado, ajustado com números precisos, o que deveria ser a função dos diretórios, digamos, dos 30 partidos, poderia gentilmente ser divulgado nos meios de comunicação para orientação dos próprios partidos políticos e seus futuros candidatos a prefeito.

 

No artigo Ciência Política 2, vamos tratar sobre os candidatos a vereadores e prefeito e os seus partidos e diretórios do município.  

- o -

Sou uma pessoa e não estou ligado a nenhuma organização, de ESPÉCIE ALGUMA. Portanto não digo nada com a voz de nenhuma organização. Como fazem, os meios de comunicação, quando discriminam muitos temas de importância para a existência e os fundamentos de uma sociedade e de outra forma permitem que grupos organizados se usem dos meios de comunicação para sugerir coisas alheias à realidade da cidade, como por exemplo, dizer temas alheios à realidade local e que têm forte influência internacional que DESVIAM o curso, a lógica, a razão, das poucas pessoas em cada cidade, que poderiam contribuir com a dignidade política que ocasionalmente e oportunamente de desprezada pelo povo em geral. Agora, não haveria um propósito nisto?

Seria tão inapropriado se ter dados públicos da realidade? Sim! da realidade! Quantos funcionários públicos municipais existem em Foz do Iguaçu? Se for 7 mil, isso daria em torno 3,5% de 285 mil, não vou precisar a porcentagem, entretanto, o normal, seria 10%, 28 mil, ou não? Essas são as questões de pertinência para se poder pensar em políticas públicas. Depois, quantos funcionários do Estado? Quantos Federais? O que fazem exatamente? Da mesma forma, qual a geografia humana da cidade? Não seria o ideal dividir a população em blocos de 10 mil pessoas? Para se chegar a elas e contar com elas. Por exemplo, se preocupam com a Dengue, mas só o Estado busca meios de combater a dengue na ‘casa da pessoa, isso me parece uma intervenção problemática, porque não? não inverter isso, a pessoa intervir no Estado, no combate a dengue? Et Cetera.

Para se compor um quadro de Ciência da Política na cidade de Foz do Iguaçu, as universidades teriam de participar com pesquisas, para se obter respostas o mais exatas possível. Aliás não diria ‘possíveis, mas respostas!

Para se fazer isso, uma Ciência Política é necessário vontade política e recursos, eles tem interesse nisso ou não? é o que veremos e o que veremos é um DADO!    

Nenhum comentário:

Postar um comentário