domingo, 16 de junho de 2019

Apresentação da 3ª. Edição do blog FozVox


Apresentação da 3ª. Edição do blog FozVox


O blog "FozVox.blogspot.com", entra na sua terceira edição. A edição anterior não foi apagada, foi remanejada para outro blog. Até então, havia atingido um número pequeno de leitores, 60 mil ao longo de alguns anos e com mais visualização nos EU, quase o dobro, das visualizações do Brasil. Creio que isso tenha acontecido devido a questões de política de fundo, aquela, com aparência e jeito de conspiração que ainda, não causam espécie ao leitor brasileiro, especialmente, depois de tudo o que foi dito sobre o Foro de s. Paulo de Lula e Fidel e que continua mais ativo do que nunca, e terá um encontro a partir do próximo dia 24 a 26, para deliberar suas ações na América do Sul ou, América Latina, como costumam dizer. Esta displicência, das pessoas com relação ao real é uma falha que tentamos, eu e muitos outros, remediar constantemente, à propósito nunca, sonegando tais informações.
O destino desta 3ª. edição do blog FozVox, creio que tenha seu vencimento nas eleições municipais de 2020. Enquanto, seja usado como uma ferramenta auxiliar de fundamentação dos assuntos que eventualmente surjam no site Capitalismo e CC. E que não têm espaço – teórico e estratégico – no próprio Jornal do Comércio, o que transformaria esses órgãos primários (blog e site) em algo que nenhum de nós desejamos, neste contexto em que se convida empresários e empregados à participação política e que, de outra forma, poderia comprometer pessoas, com assuntos e temas delicados para a cidade. Por isso, a separação das ferramentas de trabalho.
É dispensável dizer com maiores detalhes, que no caso de F. do Iguaçu, as “classes falantes na política”; nos três poderes, nas universidades, sindicatos e mídia, estão envolvidas em uma trama para desestabilizarem o governo de Jair Bolsonaro, contra a vontade de 70% da população de F. do Iguaçu. Pudemos ver isso nesses dias pela greve geral pretendida e com pífio resultado. Esse é o ponto ... e, a necessidade deste expediente do FozVox, que não se <<confunde e nem se funde>>, ao blog do Jornal do Comércio Foz e ao Site Capitalismo e Capital Circulante que se atém a dados objetivos dos processos econômicos na cidade e também na construção de um bloco de poder, tendo em vista as eleições de 2020, até então, um bloco integrado pelos meios de internet e, de representação em tempo real e público.

Vou dar “uma cancha”, sobre o que o Jornal do Comércio poderá e deverá falar, tenho dois exemplos disso: o primeiro é a Estrada do Colono, que finalmente foi aprovada. Particularmente, do meu ponto de vista, creio que para cruzar 17 quilômetros (extensão da Estrada do Colono) e ligar várias cidades, o ideal mesmo, seria Estrada de Ferro por vários bons motivos de estabilidade, segurança e preço de passagem e transporte de cargas. Ora, seria interessante saber o posicionamento dos comerciantes. Um segundo exemplo é o Lago de Itaipu que me parece estável, posso estar enganado. Em sendo estável são 170 quilômetros, que poderiam ser ocupados, de tantos em tantos quilômetros, com novas pequenas cidades de no máximo 10 mil habitantes.
Neste ponto, quando remetemos pessoas a outras cidades e ainda abrimos o mercado à outras cidades ... prevemos uma <<especialização maior>> do comércio nas cidades médias através de <<cotas de participação>> em grandes projetos e isso significa subir um patamar e não, abaixar como vêm acontecendo.
Outra questão fundamental é a forma certa e justa de encarar a questão ambiental, a mesma questão que até hoje e de forma falsa e hipócrita, impediu o uso da Estrada do Colono. Logo, se vê a necessidade de os comerciantes das cidades e seus colaboradores intervirem na política.

Claro que não poderia fazer essas sugestões ou opinião, no Jornal do Comércio (que em tese pertence ao comércio, falta assumi-lo) e seu site, mas posso perfeitamente levantar essas questões neste blog FozVox e esperar que alguém mais e muitos mais, se interessem pelos temas em questão e levantem outros temas, que podem circular, (ao menos até esse momento) se usando do e-mail – fozvox937@gmail.com.
Certamente é pedir muito, para pessoas que estão envolvidas em seus negócios e já têm problemas suficientes para enfrentar no dia-a-dia. Não obstante, a situação, se encontra desta forma – descontrolada, por parte do conjunto da economia – devido, à perspectivas superficiais, criadas pelo governo municipal e corporações privadas, quando estes últimos, nos passam a impressão de que, de alguma forma ele (o executivo e legislativo) está preocupado com o capitalismo local, quando não faz a menor menção a respeito e sequer o fazem as representações do capitalismo. Por isso, apesar de a realidade dizer não, ela também diz, sim. Sim à participação e, uma boa dose de confiança na própria intuição. 
Afinal, quem mantém um comércio nesses dias difíceis, tem méritos notáveis, enquanto outros, de aparência aristocrática ou não, correm para o Estado ..., correm, como galinhas ao ver o milho vazando pelas mãos do avicultor. E são estes em sua grande maioria que fazem a política e se arrogam iluminados.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário