quinta-feira, 31 de agosto de 2023

Banco de Matérias Primas *ao senhor BBT

 

Banco de Matérias Primas

(Banco de Matérias Primas para Foz do Iguaçu – PR)

 

O que é um Banco de Matérias Primas? É um local onde se acumulam milhares de quilos de matérias primas trabalhadas; no caso dos metais, com fundição; no caso das madeiras, cortadas; no caso dos plásticos ‘picotados e assim por diante. O volume acumulado, por matéria prima, tem o mínimo de uma carga de caminhão quando pode ser NEGOCIADA a preços justos.

A matéria prima tem sido a ‘moeda de troca de boa parte do povo. As pessoas ‘catam, coletam, a matéria prima e a vendem a galpões de reciclados. Os preços pagos, devido à forma como são entregues ‘o lixo, tem valores baixos. O quilo do ferro chegou a custar 1,40 reais, hoje custa entre 0,40 e 0,25 centavos. O cobre baixou o preço de 35 reais o quilo, para 28 reais. Inexplicavelmente o bronze tem a metade do preço do Cobre.

Quem determina esses preços, obviamente, não é o MERCADO DE AÇÕES, mas agentes com forte influência no Governo Estadual, pois que, ‘os lixos das cidades seguem rumo à metrópole, onde são trabalhados e reintroduzidos no Mercado a preços, aí sim, de mercado. Entretanto, um mercado suspeito de ser um Truste, um Cartel etc. Da mesma forma como são as transações de combustível.

O Banco funcionaria, com o coletor de lixo, entregando o seu trabalho de coleta da mesma forma como é feito, porém, com A OPÇÃO de se filiar ao Banco, da seguinte forma, as formas variam de matéria prima para matéria prima, no caso de metais nobres << aqui, cabe um conta de custo de fundição – o alumínio, o bronze, o ferro, são diferentes no custo >>, parte, digamos 20% seria deduzido do pagamento do quilo do Cobre para fundição, entretanto, o que ele recebeu em dinheiro, ao preço comum que é praticado, ‘seria registrado com uma conta ou uma cota de ação. E na venda do cobre, agora, em barra e em quantidade, a preço de mercado justo, ele seria ressarcido da diferença a mais na venda, tirada a taxa de negociação.

Porque um governo faria isso? Bem, todos acompanham os aumentos ano a ano requerido pelo funcionalismo público ou, a diferença do aumento dado ao salário mínimo, para o ‘mesmo aumento dado para salários muito superiores e isso se repete na aposentadoria etc. Mas, a que quero me referir é sobre o aumento. O aumento acontece por conta da matéria prima. O aumento da matéria prima, que no Brasil é negociada em dólar, quer dizer além do Petrodólar a Primadólar. Obviamente isso não se sustenta para as próximas décadas. De outra forma, quem conhece a extração de alumínio da bauxita e o custo disso e, em termos de meio ambiente, deve respeitar as matérias primas, transformadas em ‘lixo, de forma oportuna e diria, devassa, pois que, apesar de ter o acesso de boa parte das pessoas que necessitam desse tipo de trabalho, não são elas quem transacionam aquilo que colhem e quem transaciona ironicamente são aqueles que querem que as pessoas tenham um conceito doentio sobre o lixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário