quinta-feira, 23 de março de 2023

Por quê Chutar Gato Morto?

 

Por quê Chutar Gato Morto?

Em Foz do Iguaçu (foi incendiado) MAIS UM galpão de reciclados. Digo que foi incendiado – entre parênteses, porque tenha sido criminoso ou acidental, foi incendiado de qualquer forma. É possível imaginar que um galpão desses seja cuidado pelos próprios trabalhadores da reciclagem. E o suposto “sujeito do escritório”, que faz registros e vende os materiais e organiza e tal, seja uma pessoa oriunda do mesmo MODELO de organização. Imaginar um administrador de empresas seria uma ficção. Mesmo porque UM (coletores) não acredita no OUTRO (formado etc.). Depois, tem a questão salarial e isso QUEBRA qualquer processo de produção, ou reciclagem de um produto, ou de um material cuja VENDA não tem MERCADO e não tendo mercado NÃO TEM concorrência, de outra forma indica que não tendo mercado tem AGENTES controladores [...] interessados em um processo que é muito maior que a simples reciclagem nas cidades médias. O que não é o caso da reciclagem INDUSTRIAL, para onde, em tese, vão esses materiais, mesmo depois de queimados.

Quem cede os galpões é o poder municipal. Logo, há um entrelaçamento político. Mormente, daqueles grupos que auto intitulam “populares”. A forma de renda, se dá através da JUNTADA de materiais. Basicamente, ferro, plástico, vidro e papelão. As latas de alumínio ajudam, entretanto, os preços do alumínio são baixos e não correspondem aos preços internacionais do AL. O ferro, independentemente de ser o material mais importante na produção, entre outros, na construção civil, tem o menor preço de todos os outros materiais. É preciso juntar 10 toneladas de ferro [...] para se ganhar dois mil reais, o que não paga o frete, se for de um estado para outro estado.

Logo, é uma situação econômica que se consome a si mesma. A alternativa possível e em quantidade é a industrialização da MATÉRIA PRIMA e para que isso tome forma é necessário igualmente um MERCADO para esses possíveis produtos. Si, a sua cidade produz roupas, e você compra roupas de outra cidade, isso é um erro. Agora, quando um sujeito FUNDE placas de bronze para o Cemitério e as placas são roubadas, isso é a consequência de uma má política.

Nenhum comentário:

Postar um comentário