sexta-feira, 5 de novembro de 2021

Buraco Negro da Economia de Foz do Iguaçu!

 

Buraco Negro da Economia de Foz do Iguaçu!

“Curiosidades, para que serve um economista em uma cidade, contar carneirinhos?”.

Lembro quando o único jornal diário de Foz do Iguaçu e, as redes de Téle-Visão, cantavam “odes” ao Turismo! Que, segundo eles, “contabilizava”, quase dois milhões de visitantes nas <Cataratas>, ao ano. Mas, NUNCA, JAMAIS, se referiam à ARRECADAÇÃO, digamos, mensal! Ou seja, VALORES! Creio eu, que houvesse a “arrecadação”, na entrada das Cataratas, depois, ainda nas Cataratas, a “arrecadação”, nas vendas de produtos e passeios e a “arrecadação” nos hotéis, nas diárias e outros serviços. Eventualmente, arrecadação, no comércio da cidade. Como isso nunca foi dito, sobre valores, calculava-se que CADA turista, deixasse pelo menos uns 300, reais (para a época) em todo o sistema, PRIVADO e ESTATAL. O valor de 300 reais por dois milhões ao ano, daria 600 milhões de reais ao ano!

Fazendo um comparativo entre a arrecadação do turismo ao ano e os Valores substanciais, deixados no Mercado da China (e Ocidente), do Paraguai PARA, O BRASIL ... no mesmo período, porém, com um volume de compradores não exatamente, ESPECIFICADO, mas igualmente substancial é possível se chegar a uma contabilidade aproximada. Baseado nos “aparatos” federais de arrecadação e controle é possível supor que a remessa de dinheiro para o mercado oriental, fosse muito superior à “arrecadação do turismo, ao ano”. Mas, como disse, os meios de comunicação sempre estiveram impedidos ou, desmotivados de explorar esse mundo, “prive”, de uma economia de desastre eminente! Como vemos nos dias de hoje e certamente com um histórico anterior ao evento do LOCKDAW   , que apenas fez, selar, algo que já estava escrito ou, feito o “roteiro”.

Bem, essa foi a VIDA de Foz do Iguaçu, por décadas. Do lado de fora, desse festim econômico no turismo, na muambagem ... a cidade, se imobilizava e apelava ao “jogo dos terrenos”. A muambagem nunca foi exatamente LEGAL, mas foi a forma encontrada e ousada para recuperar o dinheiro das indenizações no período da <mudança do parque industrial> e quebra, do parque industrial para o Brasil. O que combinava com um governo estrambólico, dos agentes, Lula e Dilma. Também foi o período que estranhamente, se construiu penitenciárias na cidade de Foz do Iguaçu! Convenhamos que presídio, penitenciaria, não combina nem com fronteira e nem com turismo! Mas, foi a forma que o Governo, creio que seja Requião e, a mesma Assembleia inóspita de sempre, encontrou, para “militarizar um pouco mais”, a região. E curiosamente, isso, também, fez aumentar o volume de criminalidade.

Após 2 décadas de “festim econômico”, o que restou? Respondo. Uma cidade, não sei qual o termo econômico, para mim, diria que uma cidade “Cristalizada” de uma economia falida por princípio de um comércio decadente em função da disputa de interesses de mercados divergentes na exportação e o comércio legal, legal, mas na condição de ilegalidade, quando passa a adquirir produtos do Paraguai/China, quando os camelôs tomam a dianteira e ocupam calçadas, coisa que logo é regulamentada e mais uma vez o Estado Municipal, pelo viés do Estado e uma infinidade de agentes ... interfere, NÃO! para localizar o ERRO econômico, que levaria à cristalização da economia local, mas para PENALIZAR pessoas que buscam um forma de trabalho, possível EM UM AMBIENTE, onde a concorrência deixou de existir e os monopólios e corporações se impõe à força! E, ainda, são mantidas por parceiros internacionais, que na ausência de negócios prósperos, se dedica à aquisição alucinada, de mais patrimônios, como que, para “lavar” o quanto antes, um volume de capital, no mínimo, suspeito! O que, não seria surpresa alguma, considerando a macro contabilidade de todo o dinheiro que PASSOU por Foz do Iguaçu, seja na muamba que era DIRECIONADA para o Brasil, seja, no turismo, DAS ORGANIZAÇÕES de PODER!

Mas, disso tudo, restou uma 2ª. ponte entre Brasil e Paraguai e prometem uma 3ª. ponte e muito mais ... E não se dão conta de que ao dizerem isso, para a história e, no TEMPO, inclusive, sem considerar a crise “Mundial”, se denunciam como ditadores e visionários de uma ambição que gira em torno do mesmo modo de pensar e agir porque têem poder para isso, de um Estado concentrador e que não aceita a Liberdade de as pessoas poderem produzir ou mesmo existir, sem o seu consentimento e controle! E existem idiotas suficientes, para fazer cumprir essa determinação. De outra forma, AGRADAM muito, aqueles mesmos agentes de toda espécie, que vivem e sobrevivem das TRAGÉDIAS. Como são os vendedores internacionais de armas. Sem guerras e mortes, eles não tem razão de existir, o que faz do crime organizado, um vitorioso econômico, que pode se dar ao luxo, de valorizar sua “mercadoria” pela ação, daqueles mesmos, que têm nisso, a justificativa de sua existência econômica. O que é um paradoxo!

 

EXISTE SOLUÇÃO?

As soluções existem e são favoráveis, o que não existe é vontade de nada. Aguardam e aguardam, um milagre ou, um apocalipse! e pior, “no mundo ocidental”, pelo menos. E isso, essa dissociabilidade e confusão cognitiva é incentivada à milhares de anos ... e acreditam nisso! Reúnem mentes brilhantes em torno de uma rede de computadores, computadores estes, que absorvem o brilho de cada um e os “cozinha” em um caldeirão de bruxos cujo objetivo é o caos para depurar a população! Ora, são outros deuses? Ou, simplesmente, os malvadões?

Nenhum comentário:

Postar um comentário