segunda-feira, 22 de junho de 2026

Sobre “a Saúde” (ou doença) em Foz do Iguaçu

 

Sobre “a Saúde” (ou doença) em Foz do Iguaçu

Meu querido produtor de reportagens avulso. Em um país aonde criam leis – QUE SUGEREM – DISTORÇÕES, nada pode funcionar como deveria funcionar. Um exemplo, OS PONTOS DA CARTEIRA DE MOTORISTA – eles podem ser cedidos por outra pessoa, qualquer pessoa e também pode ser bem pago. Outro exemplo, o sujeito tem 400 casas de aluguel – em tese – de impostos ele pagaria 40 mil por ano. E recebe de aluguel, em torno de 600 mil/ano. Entretanto, ele repassa o imposto ao inquilino e nada pode ser feito que tenha consequências, exceto si, se cobrar o retroativo, ou seja, o sujeito pagou cinco anos de IPTU, tem direito a “Seis Meses” sem aluguel, por exemplo.

Mas, nada disso pode ser discutido no Congresso Nacional e muito menos nas Assembleias e Câmaras Municipais. O judiciário só age quando lhe é pedido. E só é pedido algo, quando é do agrado tanto de quem pede como de quem vai executar.

No caso da saúde, que dizem ser “de graça”, ela tem um custo que mostra o contrário, que ela é bem paga. Claro que, o custo se divide entre os laboratórios, fornecedores e empregados, sobrando pouco para o atendimento. Desta forma sugiro duas situações a primeira é que, casos de gravidade e urgência deveriam seguir para os galpões dos exércitos e eles cuidariam do resto. Inclusive locomoção e autoridade. Outra sugestão, que os bairros com 10 mil habitantes fossem transformados em Aldeias do tipo Hindu. A Índia tem a maior população do mundo, hoje. A Índia tem conhecimento prático ou know-how. Os médicos e enfermeiros devem morar no bairro. Os locais de atendimento devem ter todos os aparelhos necessários para exames, as ambulâncias devem atender ao bairro. Ao invés de carteirinha de SUS, as pessoas devem ter cópia do seu prontuário etc.

O atendimento = DE MASSA = a política de massa não tem substância nenhuma, ela é meramente oportunista e apela ao improviso. Imagine que, o nosso querido prefeito, tentou dizer isso – do atendimento de massa – e disse, quando comparou Foz a uma Dubai. Até hoje não sei ao certo, se ele comparou com a riqueza de Dubai ou, com a pobreza de Dubai; se comparou com os Edifícios com elevadores turbinados ou com as favelas hindus de Dubai.

Abs. E Obrigado pela oportunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário